Dinamômetro x Balança

Saiba o que está por trás de cada conceito, suas definições e utilidades no dia a dia das empresas e das pessoas

De origem grega e formado a partir das palavras dínamo (força) e metro (medida), dinamômetro é simplesmente um aparelho que mede a intensidade das forças. Largamente utilizados em vários segmentos da indústria, do comércio e também no nosso dia a dia, este instrumento pode ser calibrado Newtons (N) ou em Quilograma-força (Kgf) e são usados para medir a massa dos produtos.

O princípio de funcionamento consiste na deformação que a mola sofre em razão da ação de uma força que é proporcional a esta força aplicada, sua intensidade é indicada na graduação existente na estrutura (dinamômetro ideal). O equipamento mensura o comportamento da carga alargada ou tensão por deformação, de uma mola, deslocamento do ar, ou extensão de ligas metálicas, que compreenderá em determinar o coeficiente de fricção entre os materiais.

Uma balança é um instrumento que mede a massa de um determinado corpo.

Portanto, o correto é dizer que as balanças medem as massas dos corpos e objetos, não o peso deles. Contudo, embora a função primária da balança seja medir a massa, há balanças que, por meio de relações matemáticas simples, podem informar o valor aproximado do peso do corpo.

Nas feiras, a balança de dois pratos, também conhecida como balança de braços iguais, ainda é utilizada para medir massa. Nela, a medida é obtida por comparação: o objeto de massa desconhecida é colocado em um dos pratos, e objetos-padrão, de massas conhecidas, são colocados no outro prato até atingir-se o equilíbrio estático.

Dinamômetros ou balanças, a Líder Balanças possui soluções ideais com alta tecnologia, qualidade e precisão para pesagens de cargas e produtos. Peça um orçamento agora mesmo https://bit.ly/2HDZbII